Biblioteca de
Políticas Públicas

Um retrato das desigualdades no Brasil hoje (ago/24)


A edição 2024 do Relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, coordenado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e diversas organizações sociais, traz uma análise detalhada das desigualdades no Brasil. O documento apresenta 42 indicadores, divididos em oito temas, que cobrem áreas como saúde, educação, renda, meio ambiente, segurança e representação política. Com base […]

Eleições 2024: 6 recomendações essenciais para a primeira infância


A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal divulga o documento “Recomendações Essenciais para a Primeira Infância – Eleições 2024” que destaca a importância do desenvolvimento infantil na primeira infância (0 a 6 anos) como prioridade política, especialmente para os municípios, nas eleições de 2024. Ele propõe seis recomendações baseadas em dados e evidências para candidatas e […]

Cidade de Direitos: Cinco Prioridades para Crianças e Adolescentes nas Eleições 2024


O relatório do UNICEF Brasil, intitulado Cidade de Direitos, apresenta cinco prioridades essenciais para garantir os direitos de crianças e adolescentes no contexto das eleições municipais de 2024. Destinado a candidatos e eleitores, o documento traz recomendações práticas para inclusão nos planos de governo, com foco em: Proteção contra violências: Fortalecimento do Sistema de Garantia […]

Universalização do Acesso a Creches


A Rede A Ponte lançou um estudo intitulado “Universalização do Acesso a Creches”, que aborda os desafios e a importância do acesso ampliado a creches no Brasil, com foco na educação infantil de crianças de 0 a 3 anos. O documento, parte do Resumo de Políticas Públicas #27, destaca que, em 2022, apenas 36% das […]

Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência (eleições/24)


A Agenda 227 lançou o documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência”, visando colocar a infância e a adolescência no centro dos debates eleitorais. Com diretrizes focadas em 22 áreas temáticas, o documento está sendo entregue a candidatos e candidatas às prefeituras, especialmente […]

10 Prioridades para a Gestão Educacional Municipal (2024)


O documento “10 Prioridades para a Gestão Educacional Municipal” elaborado pelo Todos Pela Educação apresenta diretrizes destinadas a pré-candidatos(as) a prefeito(a) para as eleições de 2024, destacando a importância de priorizar a Educação Básica. Ele aborda três objetivos centrais para a gestão educacional e oferece dez prioridades que visam garantir uma educação de qualidade, inclusiva […]

Valorização dos profissionais da educação: pilar para a qualidade do ensino


A valorização dos profissionais da educação é um pilar fundamental para garantir a qualidade do ensino no Brasil. Para avançar no porquê a valorização desses profissionais é essencial para a concretização plena do direito à educação e entender as demandas essenciais para alcançarmos uma remuneração adequada aos profissionais da educação é necessário compreender como se dá o financiamento da educação e também o seu impacto direto no aprendizado.

Políticas educacionais nos municípios


“Políticas Educacionais no Município”, lançado no contexto das eleições de 2020 pelo movimento ‘Educação Já’ se mantém como um guia essencial, oferecendo soluções para garantir um ensino de qualidade. O documento parte do entendimento de qualidade educacional baseado em três elementos: o acesso dos estudantes à escola conforme a legislação, a progressão adequada entre as séries e a garantia de aprendizagem para todos os alunos na idade correta.