O estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, elaborado pelo Todos Pela Educação, analisa os dados do Saeb entre 2003 e 2023 e revela que, apesar de sinais de recuperação após a crise sanitária da Covid-19, os níveis de aprendizagem ainda não voltaram aos patamares de 2019. Em 2023, apenas 55,1% dos alunos […]

Biblioteca de
Políticas Públicas
Direito à Educação da População Negra e o Novo Plano Nacional de Educação (2024–2034)
O documento apresenta a contribuição da UNEafro Brasil e do Instituto de Referência Negra Peregum para o debate público sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024–2034, com foco na garantia do direito à educação da população negra. A publicação sistematiza diagnósticos, propostas e estratégias elaboradas a partir de encontros e grupos de trabalho […]
Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Agenda 227
Este relatório apresenta a sistematização da campanha “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”, uma iniciativa da Agenda 227, movimento apartidário da sociedade civil brasileira voltado à promoção dos direitos de crianças e adolescentes no centro das políticas públicas. A ação teve como foco a municipalização do Plano País para a Infância e a Adolescência, atuando no […]
O Impacto das Mudanças Climáticas na Educação: Iniciando um Debate
A Nota Técnica “O Impacto das Mudanças Climáticas na Educação: Iniciando um Debate”, publicada em dezembro de 2024, resulta da parceria entre D³E, Instituto Terra Firme e Todos Pela Educação. O documento analisa como as mudanças climáticas afetam o acesso, a permanência e a aprendizagem na educação, destacando a necessidade de políticas públicas voltadas para […]
Primeira infância no município
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lançou a série “Primeira Infância no Município”, um conjunto de seis guias práticos para orientar gestores municipais na priorização das políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos. Com a chegada de novos prefeitos e prefeitas, a iniciativa busca apoiar as administrações municipais na construção de estratégias […]
Desenvolvimento territorial solidário: lições aprendidas nas periferias urbanas sobre a potente articulação entre economia solidária, agroecologia e educação transformadora
O relatório “Desenvolvimento Territorial Solidário: Lições Aprendidas nas Periferias Urbanas sobre a Potente Articulação entre Economia Solidária, Agroecologia e Educação Transformadora” apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Paul Singer, com apoio da Fundação Tide Setubal. A publicação investiga como iniciativas comunitárias em periferias urbanas brasileiras promovem o desenvolvimento sustentável a partir da […]
O acesso ao verde e a resiliência climática nas escolas das capitais brasileiras
Este relatório, produzido pelo Instituto Alana e pela Fiquem Sabendo em dezembro de 2024, analisa a relação entre a presença de áreas verdes e a resiliência climática em 20.635 escolas de educação infantil e ensino fundamental nas capitais brasileiras, com base em dados do MapBiomas. Principais Achados Recomendações
O impacto das mudanças climáticas na educação e o que fazer a respeito
O relatório “The Impact of Climate Change on Education and What to Do About It”, publicado pelo Banco Mundial em abril de 2024, analisa os efeitos das mudanças climáticas na educação global e propõe estratégias para mitigar seus impactos. O estudo, elaborado por Sergio Venegas Marin, Lara Schwarz e Shwetlena Sabarwal, destaca como eventos climáticos […]
Cultura e Clima
O C de Cultura, em parceria com a Outra Onda Conteúdo e o Instituto Veredas, publicou o relatório “Cultura e Clima”, que explora a conexão entre cultura e justiça climática no contexto brasileiro e global. O documento destaca como a cultura pode ser um agente transformador para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, promovendo a proteção de saberes tradicionais, a […]