Biblioteca de
Políticas Públicas

Prevenção da Violência Juvenil do Brasil


Na última década, as taxas de assassinatos de jovens no Brasil cresceram 17%. Quase metade dos índices gerais de homicídio do país em 2018 corresponde à morte de homens negros. Esses e outros dados foram compilados no estudo. Os autores alertam para a necessidade de ampliar oportunidades para pessoas jovens por meio de investimentos em […]

Segurança Pública


A vida dos indivíduos, com todas suas limitações e potencialidades, se realiza significativamente no espaço das cidades. Neste sentido, parece de fundamental importância relacionar o fenômeno da violência e da criminalidade com a ordenação dos territórios urbanos. No texto, os autores formulam reflexões acerca da violência e criminalidade em sua interface com o espaço das […]

Práticas de enfrentamento à violência contra as mulheres


O texto traz os resultados da 3ª Edição do Selo FBSP de Práticas Inovadoras de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, reafirmando oscompromissos com a disseminação de boas práticas, com a valorização dos profissionais operadores da segurança pública e com a qualificação das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

A abordagem de qualificação de segurança como contraponto ao enquadramento de risco


A evolução de uma sociedade envolve múltiplas dimensões, entre elas está a redução gradativa das tragédias associadas a acidentes, principalmente os natureza tecnológica, como o caso de rompimentos de barragens de rejeitos. O documento analisa esse contexto e aconselha que os profissionais se voltem para a identificação de medidas prioritárias de qualificação de segurança.

Agenda Segurança Pública É Solução


A agenda contém propostas para auxiliar o governo federal no desenvolvimento de ações de prevenção da violência e qualificação da ação policial e da política penitenciária de maneira articulada com os estados e municípios. As propostas para enfrentar os problemas identificados se dividem em sete eixos programáticos.

Agenda Rio Seguro


A agenda traz 25 estratégias para a área de segurança pública e justiça criminal. O documento prioriza três desafios a serem enfrentados pelo governo do estado nos próximos anos com relação a esse tema: letalidade violenta, corrupção policial e crime organizado.