A humanidade precisa reduzir suas emissões de gases de efeito estufa quase à metade até 2030 e zerar as emissões líquidas até 2050 se quiser ter chance de cumprir o objetivo do Acordo de Paris de estabilizar o aquecimento da Terra em 1,5°C e evitar os piores impactos da crise climática. Neste relatório, publicamos a […]

Biblioteca de
Políticas Públicas
Guia de Proteção a Defensoras de Direitos Humanos e Meio Ambiente na Amazônia
O guia diz quem são as defensoras dos direitos humanos e meio ambiente, principais tipos de violência que afetam essas mulheres, como realizar uma análise de risco pessoal, sugestões para promover sua proteção, e uma lista de contatos de organizações e instituições que podem apoiar as que se encontrem em perigo.
A Agenda Climática e o Novo Desenvolvimento Brasileiro
O enfrentamento das mudanças climáticas decorrentes do aumento das emissões de gases de efeito de estufa (GEE) resultantes das atividades humanas é o maior desafio comum para os próximos anos. O estudo analisa as vantgens do Brasil em se tornar uma economia com emissões líquidas zero de carbono.
Carta Aberta aos Presidenciáveis 2022
A Carta Aberta aos Presidenciáveis é um documento que elenca as principais diretrizes para promover o desenvolvimento sustentável no país durante o próximo governo (2023-2026). A carta é a primeira parte de uma série de 3 ações que serão desenvolvidas pelo Conselho para mostrar que a sustentabilidade traz competitividade ao Brasil.
Oportunidades para restauração florestal em larga escala no bioma Amazônia: priorizando a vegetação secundária
O estudo sugere que a vegetação secundária pode permitir a recuperação de passivos florestais, com baixo custo e sem perder área produtiva, ajudando o Brasil a cumprir a meta nacional de recuperação da vegetação nativa da floresta amazônica — objetivo que o país assumiu quando se comprometeu a recuperar 4,8 milhões de hectares de mata […]
Para uma transição energética justa: o Selo Renovabio Social
Com o objetivo de fortalecer o RenovaBio e promover uma transição energética com inclusão social e igualdade de gênero, o estudo busca analisar impactos da produção de biocombustíveis e desenhar uma proposta de certificação social.
A agenda internacional da água
Neste texto, o autor mapeia as instituições globais que atuam no tema relacionado à água, desde o campo que se convencionou denominar de WASH (water, sanitation and hygiene, ou água, saneamento e higiene), até a água em seu estado nos cursos d’água, no solo ou na atmosfera.
Destinação de Florestas Públicas – um meio de combate à grilagem e ao desmatamento ilegal na Amazônia
O relatório recomenda sete ações para auxiliar no fim da ocupação e desmatamento ilegal nas Florestas Públicas não Destinadas (FPND), como retomar a fiscalização e da punição aos grileiros e eliminar a grilagem das cadeias produtivas de commodities.
Assentamentos Rurais da Amazônia: Diretrizes para a sustentabilidade
O relatório – que é um diagnóstico e também um estudo de caso – mostra que, para promover a sustentabilidade nos assentamentos rurais na Amazônia é necessário reestruturar a forma como eles são viabilizados e a sua relação com a floresta.