Nesta edição do guia, as informações sobre componentes estratégicos relacionados aos temas da Primeira Infância e do Pacto Global pelo Desenvolvimento Sustentável são atualizadas. Há também a inclusão de tópicos relacionados à parentalidade, à paternidade e à garantia do direito à mobilidade urbana na cidade, e atualização de capítulos sobre o Plano Nacional pela Primeira […]
Biblioteca de
Políticas Públicas
Reformas na política de drogas nas Américas
O artigo apresenta um contexto histórico sobre a evolução das reformas em políticas de drogas que ocorreram nas Américas, os principais tipos de reformas identificados em cada país e alguns modelos regulatórios para a cannabis e a coca existentes no continente.
Saneamento e Saúde – Distrito Federal
O documento traz os desafios da construção de uma agenda urbana sensível às águas e ao ecossistema do Cerrado. O grupo de trabalho reuniu um conjunto de questões relacionadas ao tema Saneamento e Saúde e propuseram algumas ações táticas que consideram aspectos sociais, institucionais, técnicos, ecológicos e econômicos.
Saneamento e Saúde – São Paulo
O texto traz alguma propostas formuladas durante o Fórum SP sobre o tema “meio ambiente e saneamento”. Entre os pontos síntese estão superar o conflito entre habitação e meio ambiente e ampliar o controle social do saneamento básico, de forma a garantir a sua função social e lutar contra a privatização.
Saneamento Básico no Brasil e os Desafios da Universalização do Acesso
A população submetida ao processo de desenvolvimento desigual das cidades brasileiras, forçada a morar nas periferias ou ocupar os prédios das regiões centrais das cidades, é a mesma que não tem acesso aos serviços de saneamento básico. O texto analisa como a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico está diretamente ligada à redução […]
Resíduos Sólidos Urbanos – Situação e Propostas de gestão nas cidades brasileiras
O artigo pretende estabelecer um diagnóstico do manejo dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. Em apresenta também um conjunto de propostas para equacionar os problemas resultantes da inadequação da gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos nas cidades brasileiras.
A visão e as propostas do Agora! para Saúde
Apesar da melhoria de alguns indicadores sobre a saúde do cidadão brasileiro, alguns deles retrocederam, como oferta de saneamento básico e a falta de preparo para atender uma população envelhecida. O documento analisa a importância de melhorar o acesso à saúde, além de assegurar a sustentabilidade financeira de todo o sistema.
Saúde e a agenda global de desenvolvimento sustentável
O artigo busca questionar a relação entre investimentos em infraestrutura urbana e a melhoria do nível de saúde da população brasileira. A autora afirma que, nos últimos 30 anos, com o avanço da hegemonia neoliberal, a perspectiva humanista que forjou o campo da Saúde Coletiva no Brasil não tem sido colocado como centro do debate.