Com o objetivo de auxiliar candidatas e candidatos na construção de políticas públicas eficazes para a primeira infância, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal elaborou nove diretrizes prioritárias. Essas orientações, baseadas em pesquisas e evidências científicas, servem como um guia para a construção de um futuro melhor para as crianças brasileiras.

Biblioteca de
Políticas Públicas
Políticas educacionais nos municípios
“Políticas Educacionais no Município”, lançado no contexto das eleições de 2020 pelo movimento ‘Educação Já’ se mantém como um guia essencial, oferecendo soluções para garantir um ensino de qualidade. O documento parte do entendimento de qualidade educacional baseado em três elementos: o acesso dos estudantes à escola conforme a legislação, a progressão adequada entre as séries e a garantia de aprendizagem para todos os alunos na idade correta.
Educação Integral como pauta das eleições municipais de 2024
Temos de debater e fortalecer o papel da Educação Integral na formação das futuras gerações. Para garantir a efetividade da Educação Integral, é fundamental apoiar redes e escolas na construção coletiva de seus documentos curriculares e práticas pedagógicas. O material “Currículo e Educação Integral na Prática”, fruto da parceria entre o Centro de Referências em Educação Integral e a organização britânica British Council, oferece um guia valioso nesse processo.
Desafios e perspectivas para a educação antirracista no Brasil
Experiências em seis municípios revelam caminhos para efetivação da Lei 10.639/03 e o combate ao racismo estrutural: O Geledés Instituto da Mulher Negra e o Instituto Alana uniram esforços na pesquisa “Experiências de Seis Municípios no Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. A iniciativa mapeou boas práticas de educação antirracista em seis cidades de forma a inspirar caminhos possíveis para os tomadores de decisão, são elas: Belém (PA), Cabo Frio (RJ), Criciúma (SC), Diadema (SP), Ibitiara (BA) e Londrina (PR).
Ceará e Sobral: Um modelo de sucesso na educação brasileira
O município de Sobral, no Ceará, com pouco mais de 200 mil habitantes, é conhecido por um feito notável: possuir o melhor sistema de ensino fundamental do Brasil. O relatório do Banco Mundial, aponta para uma série de fatores-chave que impulsionam o município ao topo dos índices educacionais brasileiros. Esses aspectos combinados oferecem um modelo inspirador para outros governos municipais em todo o país em busca de melhorias na educação.
PROPOSTAS DE PRESIDENCIÁVEIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
O Todos Pela Educação convidou os pré-candidatos à presidência a apresentar suas respostas à pergunta: Quais são as suas propostas para a Educação Básica Brasileira? Os vídeos da playlist foram apresentados no Encontro Anual Educação Já 2022, realizado pelo Todos em 26 de abril de 2022.
EDUCAÇÃO JÁ: UMA AGENDA PARA O BRASIL
O Educação Já 2022 é uma produção que apresenta diagnósticos e caminhos para que o Brasil consiga garantir uma Educação de qualidade para todas as suas crianças e jovens!
Educação Já 2022: contribuições para a construção de uma agenda sistêmica para a Educação Básica Brasileira
Mudar a Educação Básica Pública é possível e o caminho é conhecido. O Documento Educação Já 2022 reúne pesquisas nacionais e internacionais em políticas educacionais e organiza as iniciativas mais importantes para mudar o ensino na próxima gestão em 10 medidas essenciais.
Acesso à Internet Residencial dos Estudantes
No primeiro estudo da série “Desafios para a Universalização da Internet no Brasil”, o autor traz para o centro do debate um tema que foi alçado à categoria de emergência com a pandemia, mas que poderia e deveria ter sido equacionado muito antes disso: o acesso à internet residencial dos estudantes como parte das políticas […]