A Agenda Saúde nas Cidades, elaborada pelo Instituto de Estudos em Políticas de Saúde (IEPS), surge como um guia prático para gestores e profissionais de secretarias municipais de saúde navegarem pelos desafios da Atenção Básica e contribuírem para a construção de políticas públicas mais eficazes. Fruto de um diálogo abrangente com gestores e profissionais de saúde de todo o país, a Agenda apresenta 10 propostas estratégicas para fortalecer a Atenção Básica no âmbito municipal.
Biblioteca de
Políticas Públicas
Um pacto pela melhoria dos resultados em saúde no Ceará
No cenário da saúde pública, a colaboração entre diferentes esferas de governo e a sociedade civil desempenha um papel crucial na busca por melhores resultados e na promoção do bem-estar da população. Nesse contexto, o “Programa Cuidar Melhor” surge como um importante pacto de cooperação entre o estado, municípios e sociedade no estado do Ceará, com o apoio fundamental do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).
Guia sobre saúde na favela sob uma perspectiva antirracista
Saúde na Favela numa Perspectiva Antirracista, um material elaborado pela Fiocruz em parceria com diversas organizações, oferece um olhar crítico sobre o racismo estrutural presente no sistema de saúde e seus impactos na vida de moradores de favelas.
De Sobral a Planaltina, êxitos da atenção primária
Bons exemplos de políticas para APS abundam pelo Brasil. Envolvem estratégias de expansão da cobertura, valorização dos agentes de saúde e parcerias com universidades. Seu sucesso deve inspirar prefeituras surgidas do próximo ciclo eleitoral. Mais do que um direito fundamental, o acesso à saúde de qualidade é um investimento no bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável do país.
Primeira infância: 9 ações para transformar a vida das crianças
Com o objetivo de auxiliar candidatas e candidatos na construção de políticas públicas eficazes para a primeira infância, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal elaborou nove diretrizes prioritárias. Essas orientações, baseadas em pesquisas e evidências científicas, servem como um guia para a construção de um futuro melhor para as crianças brasileiras.
Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das maiores políticas de redistribuição de renda e enfrentamento às desigualdades do Brasil e do mundo. No entanto, gargalos históricos para sua expansão permanecem, e as tendências epidemiológicas e o envelhecimento da população indicam que as demandas por saúde continuarão crescendo. É chegada a hora de superar […]
A Saúde na Amazônia Legal: Uma Agenda para Ação
O documento faz um diagnóstico sobre a saúde da população na Amazônia Legal. Os resultados mostram um cenário gritante e um descompasso entre a crescente demanda por serviços de saúde e sua oferta. O diagnóstico é parte de uma série de três relatórios sobre saúde na Amazônia e traz 6 recomendações para políticas de saúde.
Inovação em Saúde no Brasil
O documento analisa os principais entraves e possíveis caminhos para a realização de inovação em saúde no Brasil, a partir de uma revisão de literatura e de entrevistas semiestruturadas com atores do terceiro setor e de governos que aplicam inovação em saúde no setor público.
Linhas de cuidado de doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária à saúde
As DCNT são a principal causa de morte no Brasil e que, portanto, a eficácia de suas linhas de cuidado são um importante determinante do bem estar da população brasileira. O estudo analisa o manejo das linhas de cuidado das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) nos municípios brasileiros.