Biblioteca de
Políticas Públicas

Relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades (2024)


O Relatório 2024 do Observatório Brasileiro das Desigualdades, parte do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades, apresenta uma análise detalhada sobre as desigualdades no Brasil, utilizando 42 indicadores-chave. Coordenado por diversas organizações, o relatório examina áreas como educação, saúde, renda, segurança alimentar, segurança pública, representação política, clima, meio ambiente e acesso a serviços básicos, com […]

Carta compromisso pelo direito à educação nas eleições 2024


A “Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2024”, produzida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e entidades de seu Comitê Diretivo, propõe uma série de compromissos que candidatos(as) a prefeitos(as), vice-prefeitos(as) e vereadores(as) podem firmar em prol da educação pública. O documento abrange pontos centrais para o fortalecimento de uma educação pública, […]

Um retrato das desigualdades no Brasil hoje (ago/24)


A edição 2024 do Relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, coordenado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e diversas organizações sociais, traz uma análise detalhada das desigualdades no Brasil. O documento apresenta 42 indicadores, divididos em oito temas, que cobrem áreas como saúde, educação, renda, meio ambiente, segurança e representação política. Com base […]

Eleições 2024: 6 recomendações essenciais para a primeira infância


A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal divulga o documento “Recomendações Essenciais para a Primeira Infância – Eleições 2024” que destaca a importância do desenvolvimento infantil na primeira infância (0 a 6 anos) como prioridade política, especialmente para os municípios, nas eleições de 2024. Ele propõe seis recomendações baseadas em dados e evidências para candidatas e […]

Cidade de Direitos: Cinco Prioridades para Crianças e Adolescentes nas Eleições 2024


O relatório do UNICEF Brasil, intitulado Cidade de Direitos, apresenta cinco prioridades essenciais para garantir os direitos de crianças e adolescentes no contexto das eleições municipais de 2024. Destinado a candidatos e eleitores, o documento traz recomendações práticas para inclusão nos planos de governo, com foco em: Proteção contra violências: Fortalecimento do Sistema de Garantia […]

Universalização do Acesso a Creches


A Rede A Ponte lançou um estudo intitulado “Universalização do Acesso a Creches”, que aborda os desafios e a importância do acesso ampliado a creches no Brasil, com foco na educação infantil de crianças de 0 a 3 anos. O documento, parte do Resumo de Políticas Públicas #27, destaca que, em 2022, apenas 36% das […]

Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência (eleições/24)


A Agenda 227 lançou o documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência”, visando colocar a infância e a adolescência no centro dos debates eleitorais. Com diretrizes focadas em 22 áreas temáticas, o documento está sendo entregue a candidatos e candidatas às prefeituras, especialmente […]

10 Prioridades para a Gestão Educacional Municipal (2024)


O documento “10 Prioridades para a Gestão Educacional Municipal” elaborado pelo Todos Pela Educação apresenta diretrizes destinadas a pré-candidatos(as) a prefeito(a) para as eleições de 2024, destacando a importância de priorizar a Educação Básica. Ele aborda três objetivos centrais para a gestão educacional e oferece dez prioridades que visam garantir uma educação de qualidade, inclusiva […]

Valorização dos profissionais da educação: pilar para a qualidade do ensino


A valorização dos profissionais da educação é um pilar fundamental para garantir a qualidade do ensino no Brasil. Para avançar no porquê a valorização desses profissionais é essencial para a concretização plena do direito à educação e entender as demandas essenciais para alcançarmos uma remuneração adequada aos profissionais da educação é necessário compreender como se dá o financiamento da educação e também o seu impacto direto no aprendizado.