Biblioteca de
Políticas Públicas

Acesso Móvel à Internet no Brasil: Limites e Bloqueios


No quarto estudo da série “Desafios para a Universalização da Internet no Brasil”, o autor propõe uma agenda de debates e ações sobre o acesso móvel à internet e a sua posição estratégica na democratização das conexões às redes, assim como os bloqueios e limitações impostos aos usuários por modelos de negócios e regulações.

A Tecnologia 5G e o acesso à Internet


Neste terceiro estudo da série Desafios para a Universalização da Internet no Brasil, conduzido pelo pesquisador Marcos Urupá, buscamos estimular os debates sobre a chegada da tecnologia 5G ao Brasil e propor uma agenda de debates e ações sobre seus impactos para o acesso à internet em banda larga no país.

Acesso Fixo à Internet


No segundo estudo da série “Desafios para a Universalização da Internet no Brasil”, a autora propõe uma agenda de debates e ações sobre o acesso à banda larga fixa residencial. Para isso, a pesquisa traça um panorama geral da situação brasileira em termos demográficos, técnicos e regulatórios.

Acesso à Internet Residencial dos Estudantes


No primeiro estudo da série “Desafios para a Universalização da Internet no Brasil”, o autor traz para o centro do debate um tema que foi alçado à categoria de emergência com a pandemia, mas que poderia e deveria ter sido equacionado muito antes disso: o acesso à internet residencial dos estudantes como parte das políticas […]

Acordos dos Planos Econômicos


O relatório traz os contornos sociais da composição extrajudicial que ficou conhecida como Acordo dos Planos Econômicos. O Acordo previu o ressarcimento a todos que sofreram perdas nos rendimentos das cadernetas de poupança em consequência dos planos econômicos implementados entre os anos de 1987 e 1991.

Uma solução única para toda a internet?


O documento traz reflexões e considerações sobre dinâmicas de funcionamento das chamadas ‘plataformas de conhecimento’, como a Wikipédia, o Internet Archive e o GitHub. São apontamos particularidades dessas plataformas e do debate que vem sendo feito sobre regulação de conteúdo.