A Agenda Saúde nas Cidades, elaborada pelo Instituto de Estudos em Políticas de Saúde (IEPS), surge como um guia prático para gestores e profissionais de secretarias municipais de saúde navegarem pelos desafios da Atenção Básica e contribuírem para a construção de políticas públicas mais eficazes. Fruto de um diálogo abrangente com gestores e profissionais de saúde de todo o país, a Agenda apresenta 10 propostas estratégicas para fortalecer a Atenção Básica no âmbito municipal.

Biblioteca de
Políticas Públicas
Um pacto pela melhoria dos resultados em saúde no Ceará
No cenário da saúde pública, a colaboração entre diferentes esferas de governo e a sociedade civil desempenha um papel crucial na busca por melhores resultados e na promoção do bem-estar da população. Nesse contexto, o “Programa Cuidar Melhor” surge como um importante pacto de cooperação entre o estado, municípios e sociedade no estado do Ceará, com o apoio fundamental do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).
Guia sobre saúde na favela sob uma perspectiva antirracista
Saúde na Favela numa Perspectiva Antirracista, um material elaborado pela Fiocruz em parceria com diversas organizações, oferece um olhar crítico sobre o racismo estrutural presente no sistema de saúde e seus impactos na vida de moradores de favelas.
De Sobral a Planaltina, êxitos da atenção primária
Bons exemplos de políticas para APS abundam pelo Brasil. Envolvem estratégias de expansão da cobertura, valorização dos agentes de saúde e parcerias com universidades. Seu sucesso deve inspirar prefeituras surgidas do próximo ciclo eleitoral. Mais do que um direito fundamental, o acesso à saúde de qualidade é um investimento no bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável do país.
Valorização dos profissionais da educação: pilar para a qualidade do ensino
A valorização dos profissionais da educação é um pilar fundamental para garantir a qualidade do ensino no Brasil. Para avançar no porquê a valorização desses profissionais é essencial para a concretização plena do direito à educação e entender as demandas essenciais para alcançarmos uma remuneração adequada aos profissionais da educação é necessário compreender como se dá o financiamento da educação e também o seu impacto direto no aprendizado.
Primeira infância: 9 ações para transformar a vida das crianças
Com o objetivo de auxiliar candidatas e candidatos na construção de políticas públicas eficazes para a primeira infância, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal elaborou nove diretrizes prioritárias. Essas orientações, baseadas em pesquisas e evidências científicas, servem como um guia para a construção de um futuro melhor para as crianças brasileiras.
Políticas educacionais nos municípios
“Políticas Educacionais no Município”, lançado no contexto das eleições de 2020 pelo movimento ‘Educação Já’ se mantém como um guia essencial, oferecendo soluções para garantir um ensino de qualidade. O documento parte do entendimento de qualidade educacional baseado em três elementos: o acesso dos estudantes à escola conforme a legislação, a progressão adequada entre as séries e a garantia de aprendizagem para todos os alunos na idade correta.
Educação Integral como pauta das eleições municipais de 2024
Temos de debater e fortalecer o papel da Educação Integral na formação das futuras gerações. Para garantir a efetividade da Educação Integral, é fundamental apoiar redes e escolas na construção coletiva de seus documentos curriculares e práticas pedagógicas. O material “Currículo e Educação Integral na Prática”, fruto da parceria entre o Centro de Referências em Educação Integral e a organização britânica British Council, oferece um guia valioso nesse processo.
Desafios e perspectivas para a educação antirracista no Brasil
Experiências em seis municípios revelam caminhos para efetivação da Lei 10.639/03 e o combate ao racismo estrutural: O Geledés Instituto da Mulher Negra e o Instituto Alana uniram esforços na pesquisa “Experiências de Seis Municípios no Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. A iniciativa mapeou boas práticas de educação antirracista em seis cidades de forma a inspirar caminhos possíveis para os tomadores de decisão, são elas: Belém (PA), Cabo Frio (RJ), Criciúma (SC), Diadema (SP), Ibitiara (BA) e Londrina (PR).