O relatório atualiza um olhar específico sobre as desigualdades de acesso à Internet na região Norte do país, mapeando as formas e modalidades de uso, os impactos causados pela exclusão do acesso e as políticas públicas em vigor (ou que foram descontinuadas), que podem servir de base para um novo ciclo de desenvolvimento na região […]
Biblioteca de
Políticas Públicas
Redes Comunitárias para Acesso à Internet
No quinto volume da série Desafios para a Universalização da Internet no Brasil, é apresentadp um diagnóstico da situação das redes comunitárias no Brasil, cujo potencial na democratização do acesso à Internet é inegável.
Acesso Móvel à Internet no Brasil: Limites e Bloqueios
No quarto estudo da série “Desafios para a Universalização da Internet no Brasil”, o autor propõe uma agenda de debates e ações sobre o acesso móvel à internet e a sua posição estratégica na democratização das conexões às redes, assim como os bloqueios e limitações impostos aos usuários por modelos de negócios e regulações.
A Tecnologia 5G e o acesso à Internet
Neste terceiro estudo da série Desafios para a Universalização da Internet no Brasil, conduzido pelo pesquisador Marcos Urupá, buscamos estimular os debates sobre a chegada da tecnologia 5G ao Brasil e propor uma agenda de debates e ações sobre seus impactos para o acesso à internet em banda larga no país.
Acesso Fixo à Internet
No segundo estudo da série “Desafios para a Universalização da Internet no Brasil”, a autora propõe uma agenda de debates e ações sobre o acesso à banda larga fixa residencial. Para isso, a pesquisa traça um panorama geral da situação brasileira em termos demográficos, técnicos e regulatórios.
Acesso à Internet Residencial dos Estudantes
No primeiro estudo da série “Desafios para a Universalização da Internet no Brasil”, o autor traz para o centro do debate um tema que foi alçado à categoria de emergência com a pandemia, mas que poderia e deveria ter sido equacionado muito antes disso: o acesso à internet residencial dos estudantes como parte das políticas […]
Destinação de Florestas Públicas – um meio de combate à grilagem e ao desmatamento ilegal na Amazônia
O relatório recomenda sete ações para auxiliar no fim da ocupação e desmatamento ilegal nas Florestas Públicas não Destinadas (FPND), como retomar a fiscalização e da punição aos grileiros e eliminar a grilagem das cadeias produtivas de commodities.
Assentamentos Rurais da Amazônia: Diretrizes para a sustentabilidade
O relatório – que é um diagnóstico e também um estudo de caso – mostra que, para promover a sustentabilidade nos assentamentos rurais na Amazônia é necessário reestruturar a forma como eles são viabilizados e a sua relação com a floresta.
Acessibilidade na Amazônia Legal: Soluções Digitais
O documento discute o potencial da expansão do acesso à telefonia e internet de alta velocidade para dinamizar a economia da Amazônia Legal.