Biblioteca de
Políticas Públicas

De Sobral a Planaltina, êxitos da atenção primária


Bons exemplos de políticas para APS abundam pelo Brasil. Envolvem estratégias de expansão da cobertura, valorização dos agentes de saúde e parcerias com universidades. Seu sucesso deve inspirar prefeituras surgidas do próximo ciclo eleitoral. Mais do que um direito fundamental, o acesso à saúde de qualidade é um investimento no bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável do país.

Valorização dos profissionais da educação: pilar para a qualidade do ensino


A valorização dos profissionais da educação é um pilar fundamental para garantir a qualidade do ensino no Brasil. Para avançar no porquê a valorização desses profissionais é essencial para a concretização plena do direito à educação e entender as demandas essenciais para alcançarmos uma remuneração adequada aos profissionais da educação é necessário compreender como se dá o financiamento da educação e também o seu impacto direto no aprendizado.

Políticas educacionais nos municípios


“Políticas Educacionais no Município”, lançado no contexto das eleições de 2020 pelo movimento ‘Educação Já’ se mantém como um guia essencial, oferecendo soluções para garantir um ensino de qualidade. O documento parte do entendimento de qualidade educacional baseado em três elementos: o acesso dos estudantes à escola conforme a legislação, a progressão adequada entre as séries e a garantia de aprendizagem para todos os alunos na idade correta.

Educação Integral como pauta das eleições municipais de 2024


Temos de debater e fortalecer o papel da Educação Integral na formação das futuras gerações. Para garantir a efetividade da Educação Integral, é fundamental apoiar redes e escolas na construção coletiva de seus documentos curriculares e práticas pedagógicas. O material “Currículo e Educação Integral na Prática”, fruto da parceria entre o Centro de Referências em Educação Integral e a organização britânica British Council, oferece um guia valioso nesse processo.

Desafios e perspectivas para a educação antirracista no Brasil


Experiências em seis municípios revelam caminhos para efetivação da Lei 10.639/03 e o combate ao racismo estrutural: O Geledés Instituto da Mulher Negra e o Instituto Alana uniram esforços na pesquisa “Experiências de Seis Municípios no Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. A iniciativa mapeou boas práticas de educação antirracista em seis cidades de forma a inspirar caminhos possíveis para os tomadores de decisão, são elas: Belém (PA), Cabo Frio (RJ), Criciúma (SC), Diadema (SP), Ibitiara (BA) e Londrina (PR).

Ceará e Sobral: Um modelo de sucesso na educação brasileira


O município de Sobral, no Ceará, com pouco mais de 200 mil habitantes, é conhecido por um feito notável: possuir o melhor sistema de ensino fundamental do Brasil. O relatório do Banco Mundial, aponta para uma série de fatores-chave que impulsionam o município ao topo dos índices educacionais brasileiros. Esses aspectos combinados oferecem um modelo inspirador para outros governos municipais em todo o país em busca de melhorias na educação.

Propostas da Sociedade Civil: políticas públicas para um Brasil democrático com justiça, prosperidade e esperança


O Brasil que almejamos há muito vem sendo proposto por diferentes iniciativas da sociedade civil. Foi ela que assumiu o protagonismo na elaboração de diagnósticos setoriais e na proposição de políticas públicas que possam trazer soluções para nossos problemas crônicos. E será por meio dela que vamos atuar: articulados em rede e com ideias plurais, […]

Projeto para um Brasil novo


A pesquisa apresenta como tema a reestruturação de áreas portuárias urbanas, com foco nas relações de poder em territórios em disputa. A investigação traz o caso de Porto de Natal, que, há décadas, disputava uma fração do território constituído historicamente pela comunidade do Maruim, às margens do Rio Potengi.